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Este é o momento de mostrar seu talento na cozinha, utilizando insumos regionais para criar pratos que respeitam e celebram nossa biodiversidade, história, cultura e economia local.

Participe do Concurso Gastronômico da Associação Brasileira de Chefs de Cozinha e Bartenders – ABRACHEFS!

Inscreva-se agora e faça parte de um evento que conecta gastronomia com sustentabilidade e tradição.

 

Não perca a chance de destacar seu trabalho e contribuir para a valorização dos sabores autênticos de Mato Grosso do Sul.

REGULAMENTO ABRACHEFS MS

 

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

O presente regulamento trata do Concurso Gastronômico da Associação Brasileira de Chefs de Cozinha e Bartenders – ABRACHEFS, tendo como principal objetivo a mobilização dos profissionais da gastronomia a valorizarem em suas atividades o uso de insumos regionais, respeitando e preservando a biodiversidade, a história, a cultura, o turismo e a economia local, tendo como elo a Gastronomia.

2. ABRACHEFS MATO GROSSO DO SUL

 

O Concurso Gastronômico ABRACHEFS MATO GROSSO DO SUL será realizado no dia 13,14 e 15 de 2024, no Parque Laucdio Coellho, Localizada R. Américo Carlos da Costa, 320 - Vila Carvalho, Campo Grande - MS, 79080-170.Os(as) candidatos(as) selecionados(as) ao final do concurso serão indicados regionalmente para concorrer em âmbito nacional, nas categorias: Chef de Cozinha ou Cozinheiro(a) e Coquetelaria.

 

3. DA PARTICIPAÇÃO

 

3.1 São critérios para a participação do presente concurso:

 

Chef de Cozinha ou Cozinheiro(a) e Coquetelaria.

  • Ser brasileiro(a) ou estrangeiro(a), idade mínima 18 anos;

  • Ser nascido(a) ou residir em MS a pelo menos 03 (três) anos (apresentar declaração de residência);

  • Ser profissional atuante no mercado, podendo ou não ter formação em curso profissionalizante de nível técnico ou superior;

  • Ter 03 (três) anos no mínimo de experiência profissional, comprovado através de carteira profissional de trabalho, ou declaração com papel timbrado da empresa para a Categoria Chef de Cozinha ou Cozinheiro(a)

  • Caso seja profissional autônomo registrado como MEI, apresentar contrato de trabalho (serviço).

  • O concurso aceitará receitas autorais bem como receitas já existentes, desde que seja citada a informação (Fonte), se houver registro;

  • Em caso de qualquer informação inverídica o(a) inscrito(a) será sumariamente eliminado(a) do Concurso;

  • Ao realizar a inscrição o(a) candidato(a) concorda em ceder a receita, imagem e som para veiculação na mídia para promover e divulgar o evento, seja através dos canais dos organizadores e/ou de parceiros e a mídia em geral;

  • No caso de fraude na documentação de inscrição, o candidato perderá o direito a participar do Concurso. Caso a fraude seja descoberta após a conclusão do evento e - no caso de premiação - o inscrito perderá o título, que será repassado para o próximo candidato melhor pontuado.

  • Havendo comprovação de falsificação, o candidato além de ser eliminado, não poderá num período de 4 anos, se inscrever para o evento.

  • Cada candidato(a) deverá arcar com todos os seus insumos, copos, taças, decoração e pratos para a avaliação em todas as etapas.

  • Ao efetuar a inscrição para o Concurso ABRACHEFS MS, o(a) Chef de Cozinha ou Cozinheiro(a) e o da Coquetelaria aceitará as condições previstas neste regulamento.

 

3.2 DAS INSCRIÇÕES E VALIDAÇÃO

  • As inscrições serão realizadas, exclusivamente, através do link de inscrição destinado para cada etapa, que será divulgado pelas mídias sociais dos organizadores do evento.

  • Para concluir e validar a INSCRIÇÃO, o(a) candidato(a) deverá enviar todos os documentos e preencher o “Link de Inscrição” a partir do 21/08/24 de agosto até o dia 09 de setembro de 2024 às 18:00h através do link da inscrição.

  • Ao efetuar a inscrição o participante autoriza automaticamente a exibição da sua imagem, do prato, da ficha técnica da receita, cabendo-lhe o dever de arcar com as responsabilidades cíveis, morais e criminais, tanto no âmbito administrativo como no judicial, caso exista dúvidas ou questionamentos quanto à imagem editada, isentando irrestrita e irrevogavelmente a Comissão Organizadora do Concurso de quaisquer responsabilidades em qualquer foro ou instância administrativa ou judicial.
     

Antes de concluir a sua inscrição, leia atentamente o presente Regulamento:
 

  • As inscrições para o concurso ABRACHEFS MS devem ser realizadas via link, valor da inscrição R$ 30,00 e o mesmo deverão ser aceito somente via pix.

  • PIX 51.311.290/0001-25 MMAS Produções e Eventos.

  • A validação da inscrição será após a análise de todo material exigido por este regulamento encaminhado pelo candidato pelo link de inscrição;

  • A divulgação da homologação das inscrições será no dia 09 de setembro de 2024, nas redes sociais do evento.

  • As decisões da Comissão Organizadora do ABRACHEFS MS serão soberanas, não cabendo recurso da decisão desta pelos participantes.
     

3.3 DA METODOLOGIA
 

Chef de Cozinha ou Cozinheiro(a) e Coquetelaria.

Os candidatos que tiveram suas inscrições homologadas passarão pelas seguintes etapas de disputa:

Primeira fase: Análise curricular, avaliação do prato escolhido pelo candidato.

O concurso:

Duas comissões, uma para cada área Chef de Cozinha ou Cozinheiro(a) e Coquetelaria, sendo composto cada uma por três profissionais da área técnica.

Os candidatos selecionados irão participar da prova prática do concurso, onde cada membro da comissão de seleção desta fase de classificação através das fichas técnicas deverá lançar nota 5 a 10 com as devidas justificativas em relação aos seguintes itens:

 

Organização dos ingredientes

  • Modo de preparo;

  • Coerência dos ingredientes;

  • Inovação (criatividade) técnica;

  • Inovação (criatividade) de insumos;

 

 Todos os candidatos deverão no tempo máximo de 50 minutos cada, preparar, finalizar e apresentar o prato de acordo com a ficha técnica submetida na inscrição deste concurso, à avaliação da Comissão Julgadora.

 

 

3.4 COMISSÃO JULGADORA – APRESENTAÇÃO DO PRATO OU COQUETEL

 

  • Deverá apresentar à avaliação da Comissão Julgadora, somente 01 (uma) receita por candidato;

  • Cada prato para degustação deverá ter no mínimo 100g e no máximo 150g para os 05 (cinco) jurados da banca avaliadora e 01 (uma) para a foto oficial.

  • O candidato (a) apresentará um único preparo de sua autoria, já existente ou releitura da cozinha regional conforme o tema e as regras para a utilização dos insumos;

  • A receita deverá ter no mínimo 02 (dois) ingredientes regionais da culinária de MS e uma proteína para os preparos da cozinha profissional e 01 (um) para coquetelaria;

  • Justificar ao final da receita (ficha técnica), o porquê da escolha dos ingredientes, das técnicas e métodos;

  • Além do currículo, da foto do candidato e da receita, o candidato deverá enviar uma foto do prato/bebida com boa resolução para facilitar na avaliação pela comissão e ser divulgada nas mídias sociais.

  • Para coquetelaria, o tipo de preparo e técnica é livre.
     

 

3.5 DOS INSUMOS E UTENSÍLIOS

 

  • Cada candidato(a) deverá arcar com todos os seus insumos, copos, taças, decoração e pratos para a avaliação somente na segunda etapa da fase de classificação.

  • Caso o(a) candidato(a) necessite de utensílios e equipamentos que não tenham no local do Concurso na segunda etapa de classificação, o mesmo será responsável por providenciá-lo;

  • O candidato deverá entrar em contato com antecedência com a comissão organizadora para verificar se há os utensílios e equipamentos necessários;

  • Cada candidato(a), além dos 05 (cinco) preparos iguais para avaliação da comissão, deverá elaborar um preparo para foto oficial, num total de 06 (seis) pratos;

  • Todas as preparações serão feitas no local do evento;

  • Nenhuma preparação poderá ser feita fora do local específico do evento, quem não seguir essa regra será sumariamente desclassificado(a).
     

 

4. DO FUNCIONAMENTO DO CONCURSO

 

Oficina de cozinha - Chefs Felipe Caran e Helen Braz

 

  • Data:13/09/24

  • Horário:18h

Concurso Chefs

  • Data: 14/09/2024

  • Horário: 16h

Concurso Coquetelaria

  • Data: 15/09/24

  • Horário:11h
     

4.1 NORMAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

  • O(a) candidato(a) deverá apresentar o mesmo preparo submetido na pré-seleção;

  • Cada candidato(a) terá 50 minutos para preparar, finalizar e apresentar seu prato, entregar a banca com auxílio dos staffs e 05 minutos para apresentá-lo à comissão avaliadora; 

  • O(a) candidato(a) deverá apresentar um prato igual para cada membro da comissão avaliadora;

  • Se o competidor estourar o tempo para entrega do preparo à comissão avaliadora, o candidato estará automaticamente desclassificado;

  • É obrigatório que o prato tenha pelo menos 02 (dois) ingredientes regionais e uma proteína em sua composição;

  • É proibido gestos obscenos, manifestações políticas e qualquer atitude que atente contra o evento ou contra o próprio competidor, podendo gerar desclassificação da competição;

  • Em caso de empate, o primeiro critério de desempate será a titulação de formação. Mantendo o empate, o tempo de experiência profissional na área será considerado como critério de decisão. Caso o empate continue, o(a) candidato(a) com idade superior (mais velho) comprovada em documento de identidade será o vitorioso;

  • A comissão julgadora avaliará a criatividade, a execução, a apresentação, o aroma, a textura e o sabor. As pontuações para cada critério serão: 05 (Muito Fraco), 06 (Fraco), 07 (Regular), 08 (Bom),  09 (Muito Bom) e 10 (Excelente).

  • Dentro do local de manipulação de alimentos, será proibido o uso de anéis, brincos, pulseiras, relógios e esmaltes nas unhas;

  • Quebras, quedas e espirros serão penalizados com 5 pontos. A não entrega do prato será penalizada com a desclassificação;

  • Todos os insumos na fase de classificação que serão usados no preparo são de responsabilidade de cada candidato(a); apenas na fase final que os insumos serão por conta da comissão organizadora.

  • O(a) candidato(a) é responsável por levar os utensílios que o local sede não puder fornecer na fase de classificação; na fase final poderá levar apenas suas facas.

  • Será proibido o empréstimo de quaisquer utensílios, instrumentos, equipamentos, adornos e/ou insumos de outro candidato(a) do concurso;

  • Caso sejam sinalizadas quaisquer situações fora do regulamento do concurso, o(a) candidato(a) será eliminado automaticamente;

  • Todos os(as) candidatos(as) deverão apresentar-se no local da avaliação, devidamente uniformizados, com as vestimentas/dólmãs de sua preferência, inclusive com logomarcas de parceiros e patrocinadores, desde que dentro dos padrões das Boas Práticas de Manipulação e Higiene dos Alimentos (RDC 216), inclusive o uso de touca, touca toque, sapato totalmente fechado e de solado antiderrapante ou outros acessórios em todo momento em que tiver no ambiente de manipulação de alimentos. Caso o candidato seja chamado atenção pela terceira vez por falta de algum uniforme ou acessório adequado, inclusive máscara (tapa boca), será desclassificado.

  • Caso o candidato queira usar patrocinadores, o mesmo deverá entrar em contato com a organização do evento, com antecedência, para verificar se não há choque de marcas e outros.

  • Ao final de cada prova, todos os (as) candidatos (as) deverão entregar suas praças devidamente limpas, higienizadas, arrumadas e organizadas, além dos utensílios, equipamentos e bancadas, lavados e enxutos.

  • O (a) candidato (a) que por algum motivo tiver que se ausentar da avaliação prática, será sumariamente eliminado do concurso;

  • Além da premiação estadual, o grande campeão estará automaticamente classificado para o ABRACHEFS BRASIL 2025 na cidade de Fortaleza-CE.

 

Competição    

  • Data: 13,14 e 15 de Setembro de 2024

  • Local do evento: Parque Laucídio Coelho

 

4.2 NORMAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

 

  • O(a) candidato(a) deverá apresentar o mesmo preparo submetido na pré-seleção;

  • Cada candidato terá até 05 minutos para montar sua bancada (a partir do horário estipulado pelo sorteio), até 05  minutos para apresentar e executar e até 05 minutos para desfazer e deixar a bancada liderada, arrumada e limpa após o corpo de jurados finalizar a avaliação ;

  • O candidato deverá apresentar 05 (cinco) coquetéis iguais para os jurados e 01 (um) para foto oficial;

  • Se o competidor estourar o tempo para entrega do preparo a comissão avaliadora, perderá 01 (um) ponto para cada minuto do tempo estourado. Caso o atraso passe de 05 minutos, o candidato estará automaticamente desclassificado;

  • É obrigatório que o coquetel tenha pelo menos 01 (um) ingrediente regional do à na sua composição;

  • É proibido a utilização de fogo, copos de plástico, gestos obscenos, manifestações políticas e qualquer atitude que atente contra o evento ou contra o próprio candidato (a), podendo gerar desclassificação da competição;

  • Em caso de empate, o primeiro critério de desempate será a titulação de formação. Mantendo o empate, o tempo de experiência profissional na área será considerado como critério de decisão. Caso o empate continue, o (a) candidato (a) com idade superior (mais velho) comprovada em documento de identidade será o vitorioso;

  • O (a) candidato (a) será avaliado pela apresentação individual, criatividade, execução, apresentação (estética do coquetel), aroma, sabor, quebra/espirro. As pontuações para cada critério serão: 05 (Muito Fraco), 06 (Fraco), 07 (Regular), 08 (Bom), 09 (Muito Bom) e 10 (excelente).

  • Dentro local de manipulação de alimentos é proibido o uso de anéis, brincos, pulseiras, relógios e esmaltes nas unhas;

  • A não entrega dos coquetéis será penalizada com a desclassificação;

  • O (a) candidato (a) é responsável por levar os utensílios que a local sede não puder fornecer;

  • O candidato (a) deverá entrar em contato com a comissão organizadora com antecedência para verificar se há ou não o utensílio e equipamento necessário.

  • Todos os insumos são de responsabilidade de cada candidato(a);

  • Será proibido o empréstimo de quaisquer utensílios, instrumentos, equipamentos, adornos e/ou insumos de outro(a) candidato(a) do concurso;

  • Caso sejam sinalizadas quaisquer situações fora do regulamento do concurso, o(a) candidato(a) será eliminado automaticamente;

  • Todos os candidatos finalistas deverão apresentar-se no local da avaliação, com vestimenta adequada, conforme normas da vigilância sanitária, inclusive com logomarcas de parceiros e patrocinadores, desde que dentro dos padrões das Boas Práticas de Manipulação e Higiene dos Alimentos, inclusive com uso de sapato fechado, calça, camisa branca de algodão, touca, touca toque, bandana ou outros acessórios em todo momento em que tiver no local de manipulação de alimentos. Caso o(a) candidato(a) seja chamado atenção pela terceira vez por falta de algum uniforme adequado, será desclassificado;

  • Caso o candidato queira usar patrocinadores, o mesmo deverá entrar em contato com a organização do evento, com antecedência, para verificar se não há choque de marcas e outros.

  • O(a) candidato(a) que por algum motivo tiver que se ausentar da avaliação prática, será sumariamente eliminado do concurso;

  • No final do concurso, todos os(as) candidatos(as) finalistas deverão entregar suas praças devidamente limpas, higienizadas, arrumadas e organizadas, além dos utensílios, equipamentos e bancadas, lavados e enxutos. O não cumprimento deste item acarretará em perda de 05 pontos;

  • Além da premiação estadual, o grande campeão estará automaticamente classificado para o ABRACHEFS NACIONAL 2025 na cidade de Fortaleza-CE.

  • A inscrição para participação no evento implica a aceitação das normas deste regulamento.

 

4.3 DA COMISSÃO JULGADORA

 

Para o concurso - Chef de Cozinha ou Cozinheiro(a)

  • Será formada por profissionais da área da gastronomia, nutrição e áreas afins;

  • Haverá três comissões: uma comissão com 03 (três) profissionais de gastronomia para validar as inscrições e selecionar os 15 (quinze) candidatos para etapa de classificação; uma comissão com 05 (cinco) profissionais da área de gastronomia e 02 (dois) de diferentes áreas que avaliará  os candidatos na segunda etapa de classificação. Uma última comissão com 03 (três) profissionais da área de gastronomia e 02 (dois) de diferentes áreas que avaliará os aspectos sensoriais do preparo final;

  • Em cada comissão haverá um profissional suplente.
     

Para o concurso - Coquetelaria

  • Será formada por profissionais da área de coquetelaria, gastronomia, nutrição e áreas afins;

  • Haverá três comissões: uma comissão com 03 (três) profissionais de gastronomia para validar as inscrições e selecionar os 05 (cinco) candidatos para etapa final; e outra comissão com 03 (três) profissionais de coquetelaria e 02 (dois) de diferentes áreas que avaliará os aspectos sensoriais do preparo final;

  • Não será permitido que a Comissão Julgadora seja composta de pessoas que tenham algum vínculo de parentesco ou subordinação profissional com os candidatos;

  • Não será permitido que o avaliador emita qualquer tipo de ajuda aos candidatos(às);

  • Caso seja descoberto algum tipo de trapaça pela Comissão Julgadora, o(a) candidato(a) será eliminado do Concurso a qualquer tempo, mesmo que já tenha sido divulgado o resultado final, inclusive pelas Mídias Sociais.

 

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO OU AVALIAÇÃO

Concurso - Chef de Cozinha ou Cozinheiro(a)

Na Avaliação Técnica

Os jurados deverão atribuir notas de 05 a 10 com as devidas justificativas em relação aos seguintes itens:

  • Higiene pessoal;

  • Apresentação individual;

  • Técnicas de habilidades profissionais de cozinha;

  • Pré-preparação dentro do tempo;

  • Organização da mise en place;

 

Na Avaliação Sensorial.

Cada membro da comissão de avaliação deverá lançar nota 05 a 10 com as devidas justificativas em relação aos seguintes itens:

  • Apresentação do prato

  • Criatividade

  • Características organolépticas (textura, sabor e aroma)

  • Temperatura

  • Explanação da preparação e sua contextualização gastronômica, e coerência dessas informações com o prato apresentado.

 

Concurso de coquetelaria profissional

Na Avaliação Técnica/sensorial

Os jurados deverão atribuir notas de 05 a 10 com as devidas justificativas em relação aos seguintes itens:

  • Apresentação individual

  • Criatividade

  • Execução

  • Apresentação

  • Aroma 

  • Sabor

  • Quebra/espirro

  • Apenas na competição de Chef de Cozinha ou Cozinheiro(a) que somam os resultados das duas bancas julgadoras, que são a da avaliação técnica durante a pré-preparação e da avaliação sensorial do prato finalizado.

  • No concurso de cozinha profissional, durante a avaliação sensorial, a nota mais alta e a mais baixa serão excluídas. Já na avaliação técnica, será a soma das notas dos 03 (jurados).

  • No concurso - coquetelaria, durante a avaliação técnica/sensorial, a nota mais alta e a mais baixa serão excluídas.

  • É de responsabilidade da Coordenação Estadual e dos Auditores, examinar toda a parte legal apresentada pelo(a) participante, insumos levados para a preparação dos pratos, indicar os jurados, inspecionar o local de trabalho e o inventário do material ao final do concurso.

 

4.4 RESULTADO FINAL

  • Todos os classificados para segunda etapa receberão certificado de participação.

  • Todos os finalistas receberão além do certificado de participação, um certificado de finalista.

  • Os três primeiros lugares na fase final receberão premiação de acordo com a colocação.

  • O primeiro colocado na fase final receberá premiação de melhor Chef de Cozinha ou Cozinheiro(a) e Coquetelaria, do MS.

  • O primeiro colocado do concurso de Chef de Cozinha ou Cozinheiro(a) e Coquetelaria, estarão classificados para participarem do Prêmio ABRACHEFS BRASIL 2025 na cidade de Fortaleza-CE em data a ser confirmada. Todavia, os custos de viagem e hospedagem serão arcados pelos próprios vencedores do concurso, ou através de seus parceiros e/ou patrocinadores.

  • Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do ABRACHEFS MS, não cabendo recurso.

 

Campo Grande – MS, 08 de agosto de 2024.

 

 

 

Comissão Organizadora do ABRACHEFS MS

Coordenador:  Chef Helen Braz

e-mail:helenbraz2010@gmail.com

WhatsApp: 67 99180-8981

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